O EXTREMISMO RELIGIOSO SOB O PONTO DE VISTA CRISTÃO



Nessa última semana, um ato de extremismo religioso causou furor e consternação em todo mundo. Extremistas islâmicos dispararam contra um jornal satírico, famoso  por fazer charges sobre personalidades religiosas. Fora isso, um grupo extremista chamado Estado Islâmico tem levado o terror a Países da Europa e do Oriente, ameaçando levar a Jihad, ou a Guerra religiosa a todo o mundo. Nós costumamos nos chocar com notícias semelhantes, tentando imaginar como é que pessoas podem atentar contra a vida de tantas outras em nome de Deus.  Mas quando os atos de terrorismo são praticados para defender aquilo que acreditamos, eles parecem bem menos cruéis. Um exemplo disse são essas passagens Bíblicas:


27 - Declarou-lhes também: Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Pegue cada um sua espada, percorra o acampamento, de tenda em tenda, e mate o seu irmão, o seu amigo e o seu vizinho.
28 - Fizeram os levitas conforme Moisés ordenou, e naquele dia morreram cerca de três mil dentre o povo.
29 - Disse então Moisés: Hoje vocês se consagraram ao Senhor, pois nenhum de vocês poupou o seu filho e o seu irmão, de modo que o Senhor os abençoou neste dia.


1 - O Senhor disse a Moisés:
2 - Vingue-se dos midianitas pelo que fizeram aos israelitas. Depois disso você será reunido aos seus antepassados.
3 - Então Moisés disse ao povo: Armem alguns dos homens para irem à guerra contra os midianitas e executarem a vingança do Senhor contra eles.
4 - Enviem à batalha mil homens de cada tribo de Israel.
5 - Doze mil homens armados para a guerra, mil de cada tribo, foram mandados pelos clãs de Israel.
6 - Moisés os enviou à guerra, mil de cada tribo, juntamente com Finéias, filho do sacerdote Eleazar, que levou consigo objetos do santuário e as cornetas para o toque de guerra.
7 - Lutaram então contra Midiã, conforme o Senhor tinha ordenado a Moisés, e mataram todos os homens.
8 - Entre os mortos estavam os cinco reis de Midiã: Evi, Requém, Zur, Hur e Reba. Também mataram à espada Balaão, filho de Beor.
9 - Os israelitas capturaram as mulheres e as crianças midianitas e tomaram como despojo todos os rebanhos e bens dos midianitas.
10 - Queimaram todas as cidades em que os midianitas haviam se estabelecido, bem como todos os seus acampamentos.
11 - Tomaram todos os despojos, incluindo pessoas e animais,
12 - e levaram os prisioneiros, homens e mulheres, e os despojos a Moisés, ao sacerdote Eleazar e à comunidade de Israel em seu acampamento, nas campinas de Moabe, do outro lado de Jericó.
13 - Moisés, o sacerdote Eleazar e todos os líderes da comunidade saíram para recebê-los fora do acampamento.
14 - Mas Moisés indignou-se contra os oficiais do exército que voltaram da guerra, os líderes de milhares e os líderes de centenas.
15 - Vocês deixaram todas as mulheres vivas? , perguntou-lhes.
16 - Foram elas que seguiram o conselho de Balaão e levaram Israel a ser infiel ao Senhor no caso de Peor, de modo que uma praga feriu a comunidade do Senhor.
17 - Agora matem todos os meninos. E matem também todas as mulheres que se deitaram com homem,
18 - mas poupem todas as meninas virgens.

Podemos  ver que atos de extrema crueldade e terrorismo foram praticados em nome de Deus, e esses textos não nos choca, pelo contrário, são ensinados nas escolas Bíblicas como um ato de amor e fidelidade de Deus para com o seu povo. Mas, isso é o mesmo que pensam os extremistas islâmicos. Lógico que não estou tentando justificar seus atos, tantos esses, como aqueles da Bíblia, são injustificáveis, mas é normal quem está em posição de poder religioso, falar e fazer coisas, como se fosse o próprio Deus. “Ah, mas a Bíblia é a palavra de Deus!” –Diz a maioria. “E Deus lhes deu aquela terra prometida!” –Ainda dizem. Lógico, a Bíblia é a Palavra de Deus sem dúvida, mas para os Islâmicos, o Alcorão também. E aí, alguém tem coragem de ir neles e desmentir? Acho que não. Esse texto é apenas uma pequena amostra de como sempre tentamos justificar o nosso ponto de vista e acusar de errado, o ponto de vista de outrem. Vamos rogar a Deus que essa gente tenha bom senso que abandonem essa Jihad. Está mais do que na hora de as religiões se entenderem, e de nos tornarmos todos irmãos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM É O OITAVO REI DO APOCALIPSE?

Puritanismo Hipócrita em alta

POR QUE AS SOCIEDADES SECRETAS SÃO SECRETAS?